COMO SE FAZ
UM DIÁRIO DE BORDO
O
diário de bordo é um meio de os estudante registrarem as suas atividades,
reflexões, comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolveu-se em grupo
ou individualmente se processou. É uma forma privilegiada de o seu autor
descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que
decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registro
escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria
aprendizagem.
O
que se registra no diário de bordo?
Sendo
o diário de bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se
afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Deves
anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da
tarefa, descrever o que fez individualmente ou em grupo. O registro tem de
terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu a tarefa, o
seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.
Se,
por exemplo, for fazer uma consulta à biblioteca registre: o local, dia, hora,
o livro (ou outro material) que consultou, o resultado da pesquisa e a forma de
registro. Termine a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando
uma reflexão crítica.
Para
se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem-sucedida: por
exemplo, dirige a uma instituição para recolher material e não consegue: deve
fazer este registro e escrever as suas conclusões sobre o sucedido. No diário
de bordo pode também registrar as questões que quer colocar ao seu professor,
reflexões sobre a forma como o seu grupo está trabalhando. Podem ser dadas
indicações adicionais no contexto da sua turma, do projeto que está a
desenvolver.
Não
há um formulário específico para fazer o registro. Deve usar, contudo, um
formulário simples que lhe ajudará a organizar o diário de bordo que irá fazer
parte integrante do seu portfólio. (1)
Vantagens
do diário de bordo
As
vantagens do diário de bordo são várias, o que justifica a sua utilização por
muitos professores de outras disciplinas. Vamos apenas referir algumas delas:
§ documentas o seu trabalho: o diário de bordo é um dos
testemunhos das atividades que desenvolve;
§ organiza as suas reflexões pessoais sobre as
iniciativas, sobre o seu trabalho;
§ ajuda-lhe a fazer a auto-avaliação ao longo do
desenvolvimento do projeto;
§ promove hábitos de reflexão crítica e de escrita;
§ dá ao professor uma perspectiva do trabalho que
desenvolve, da sua aprendizagem, torna-o um bom instrumento de avaliação.
Um
bom registro
Pode-se
perguntar: o que é um bom registro de um diário de bordo? É o registro que:
§ faz uma descrição rigorosa da atividade;
§ respeita as referências requeridas: dia, hora, local,
recursos;
§ centra a descrição nos seus aspectos essenciais;
§ inclui uma reflexão crítica e comentários
significativos.
É
importante a apresentação e a forma como está redigido. O cumprimento de prazos
e o número de entradas são fatores de valorização.
MONTEIRO, Manuela Matos. (2007). Área de Projecto - Guia do
Aluno - 12º ano, Porto: Porto Editora
Nenhum comentário:
Postar um comentário