Capa (obrigatório)
Segue abaixo modelo de capa, que deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto gráfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem: nome da instituição, faculdade e curso; nome do autor; título; subtítulo, se houver; local (cidade da instituição)ano da entrega.
Folha de rosto (obrigatório)
Segue abaixo modelo de folha de rosto, que é a
folha que contém os
elementos essenciais à identificação do trabalho, deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto gráfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem: a-nome do autor; b- título; c- subtítulo, se houver; d- natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição, faculdade, curso; área de concentração e- nome do orientado
Enumeração das principais divisões, seções e capítulos, na mesma ordem e
grafia em que a matéria é apresentada no corpo do trabalho. Se o trabalho for
apresentado em mais de um volume, em cada um deles deve constar o sumário
completo do trabalho.elementos essenciais à identificação do trabalho, deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), o projeto gráfico e de responsabilidade do autor, recomenda-se obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial. Deve obedecer a seguinte ordem: a-nome do autor; b- título; c- subtítulo, se houver; d- natureza (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso, monografia e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição, faculdade, curso; área de concentração e- nome do orientado
2 TEXTUAIS
Essa é a parte do trabalho onde é exposta a
matéria. Deve ser apresentado no formato A4 (21 cm x 29,7 cm), recomenda-se
obedecer ao padrão de fonte Times New Roman ou Arial, margens iguais as partes
pré-textuais, espacejamento 1,5 entre linhas. Em caso de citações diretas com
mais de três linhas e legendas de tabelas e ilustrações, usa-se espaço simples.
Os títulos e subtítulos das seções e subseções
que compõem o texto devem ser alinhados à esquerda, precedidos de seus
indicativos numéricos grafados em algarismos arábicos e separados entre si por
um espaço de caractere e os títulos devem ser separados do texto que os precede
ou que os sucede por dois espaços duplos. Cada seção primária deve ser iniciada
em folha nova.
Deve ter três partes principais: introdução,
desenvolvimento e conclusão.
Introdução
A partir da página inicial da introdução, todas
as páginas devem ser numeradas inclusive referências, anexos etc, e o número
deve vir no canto superior direito, a 2 cm da borda superior. A introdução é a
parte inicial do texto, na qual devem constar a formulação e delimitação do
assunto tratado, bem como os objetivos da pesquisa. Tem por finalidade fornecer
ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho, assim como enfocar o
assunto a ser abordado. A introdução pode incluir informações sobre a natureza
e importância do problema, sua relação com outros estudos sobre o mesmo
assunto, suas limitações e objetivos. Essa seção deve preferentemente
representar a essência do pensamento do autor em relação ao assunto que
pretende estudar. Deve ser abrangente sem ser prolongada. É um discurso de
abertura em que o pesquisador oferece ao leitor uma síntese dos conceitos da
literatura; expressa sua própria opinião - contrastando-a ou não - com a
literatura; estabelece as razões de ser de seu trabalho sumariando
apropriadamente começo, meio e fim de sua proposta de estudo.
Parte principal do texto, que contém a exposição
ordenada e pormenorizada do assunto. Pode ser dividida em seções e subseções,
que variam em função do tema e da abordagem do método. Portanto, a organização
do texto será determinada pela natureza do trabalho monográfico e respeitará a
tradição da área em que o mesmo se insere. Em trabalhos que se propõem a rever
e comentar a literatura, e que não relatam pesquisa de campo ou de laboratório
conduzida pelo autor, a Proposição precederá a revisão de literatura. Também
não se justifica uma seção Resultados, porque em trabalhos dessa natureza não
existe coleta de dados e respectivo tratamento estatístico. Em trabalhos nos
quais se relata pesquisa de laboratório ou de campo conduzida pelo autor, o
Desenvolvimento das monografias, dissertações ou teses apresentarão nessa ordem
as seguintes partes do texto: Revisão da Literatura; Proposição; Método;
Resultados; Discussão.
Revisão da Literatura
Da Revisão da Literatura devem constar trabalhos
preexistentes, que serviram de subsídio às intenções de pesquisa do autor. Pode
constituir um corpo único ou ser subdividido, caso o assunto a ser tratado
assim o exija. A ordem cronológica dos fatos deve ser obedecida, permitindo uma
visão histórica do desenvolvimento do conhecimento do tema.
A seção da Proposição destina-se a assentar as
intenções do autor em relação ao assunto. Deve expressar coerência recíproca
entre o título e as seções de Revisão da Literatura e o Material e Método.
Método
A seção de Método destina-se a expor os meios dos
quais o autor se valeu para a execução do trabalho. Pode ser redigida em corpo
único ou dividida em subseções. As subseções mais comuns são: Sujeitos,
Material, Procedimentos. Se houver preferência por redigir em corpo único, a
cada produto, material ou equipamento citado no texto, corresponderá uma nota
de rodapé na qual constará no mínimo o tipo e a origem do meio empregado.
Resultados
Nesta seção o autor irá expor o obtido em suas
observações. Os resultados poderão estar expressos em quadros, gráficos,
tabelas, fotografias ou outros meios que demonstre o que o trabalho permitiu
verificar. Os dados expressos não devem ser repetidos em mais de um tipo de
ilustração.
Conclusão
Mesmo que se tenham várias conclusões deve-se
usar sempre o termo no singular, pois, se trata da conclusão do trabalho em si
e não um mero enunciado das conclusões a que o(a) autor(a) chegou. É a
recapitulação sintética dos resultados e da discussão do estudo ou pesquisa.
Pode apresentar deduções lógicas e correspondentes aos objetivos propostos.
Nesta secção compreendem as informações que complementam o trabalho acadêmico.
REFERÊNCIAS
Conjuntos de
elementos que permitem a identificação, no todo ou em parte, de documentos
impressos ou registrados em diversos tipos de materiais que foram mencionados
explicitamente no decorrer do trabalho. Não deve constar nas referencias
elementos que não foram citados no texto.
As referências
deverão ser apresentadas em lista ordenada alfabeticamente por autor (sistema
autor-data), usar espaçamento entre linhas simples e entre as referências,
duplo espaço e alinhados à esquerda.
O título deve ser centralizado e sem indicativo
numérico.
Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - NBR10520 - Citação é a “menção, no corpo do texto, de uma informação extraída de outra fonte".
Nenhum comentário:
Postar um comentário