maio 21, 2011

Projeto para Educação Infantil

JUSTIFICATIVA:
Sabemos que a informática é uma realidade cada vez mais presente em nosso cotidiano e que cabe a escola ser mediadora no processo educativo e democrático. Sendo assim a presença do computador nos leva a perceber que a utilização deste vai além do uso de Softwares, pois o trabalho de construção e a produção de produtos, utilizando esta tecnologia nos trazem resultados pedagógicos muito expressivos. Por estarmos diante de mudanças sociais e por essas influenciarem diretamente na educação, o uso do computador no processo de ensino-aprendizagem deve ser encarado como um desafio.
Esse projeto de informática pedagógica vai proporcionar às crianças de pré-escola a oportunidade de participar e desenvolver a sua criatividade utilizando os mais variados tipos de ferramentas que o computador oferece para que possam enriquecer ainda mais sua aprendizagem e que esta se torne significativa. Este projeto deve ser desenvolvido com o objetivo de proporcionar às crianças o acesso livre e democrático ao mundo virtual, um acesso a que todos têm direito. Bem como potencializar o desenvolvimento da coordenação motora, através do uso de um software educativo, com a intenção de tornar mais prazerosa e significativa as aulas, explorando a coordenação motora a criatividade e a participação efetiva do aluno nas atividades propostas.


OBJETIVOS:
  • Proporcionar aos alunos de Educação Infantil o primeiro contato com o computador;
  • Proporcionar o contato com a máquina para aperfeiçoar a coordenação motora;
  • Desenvolver nos alunos o interesse em conhecer o mundo virtual através de jogos;
  • Proporcionar uma aprendizagem prazerosa através do lúdico.
  • Utilizar os recursos da informática como auxilio didático e pedagógico no trabalho de sala de aula.
METODOLOGIA:
Nas primeiras aulas as crianças farão uso de software com intuito de trabalhar a coordenação motora. Nestas atividades utilizando o programa Paint e os jogos multidisciplinares as crianças desenham, pintam, fazem atividades de memória, atividades que exigem a coordenação motora, etc. Com estas atividades as crianças são familiarizadas com as ferramentas que o programa oferece e estimuladas a criar suas obras, já que as mesmas aprendem brincando cores, letras, sons, etc.

Um comentário:

Delci Parnoff disse...

Oi,Sirlei
Comecei hoje com teu projeto, assumi novamente as turmas de 2º Ano do fundamental,gostei desta sugestão e resolvi aplicar.Os alunos adoraram!
Abraço
Delci