maio 26, 2011

Dicas para motivar o aluno no computador

A presença da professora de informática orientando e incentivando os alunos no laboratório de informática é muito importante.
- Encorajar: Se os alunos errarem sempre encorajar “vamos tentar agora dessa maneira?”, “vamos tentar de novo?”, “vamos fazer juntos?”
- Concentre-se na criança: Sente-a ao lado se necessário para dar um apoio melhor.
- Deixe-a manusear o mouse: Se necessário coloque sua mão sobre a mão da criança, mas evite ficar o tempo todo usando o mouse com ela ou por ela. Diga: “Olha vou mostrar e ensinar você a fazer..."
- Encoraje-a para familiarizar-se com o teclado: Se o aluno/criança estiver procurando por uma letra, NÃO aponte ou aperte você mesmo. Mostre de um jeito imaginário para incentivá-lo a procurar sozinho. E diga: “Procure com atenção, você consegue...”
- Aceite e motive a exploração: Caso o aluno queira tentar fazer alguma coisa para ver o que acontece. Diga "Ok, vamos fazer juntos e ver o que vai acontecer...", assim ela vai explorar novas formas de fazer de forma orientada sem que o medo a bloqueie.
- Mudanças de Atividades: Cada semana no mês proponha atividades bem diversificadas com utilização de diferentes ferramentas/programas/aplicativos pedagógicas.
- Atividades: Crie um "caderno" para as atividades feitas durante as aulas. Em pesquisas feitas pela Internet cole no caderno curiosidades, notícias, pesquisas e conversas feitas por e-mail. Faça também uma pasta com as atividades produzidas por eles durante o semestre ou o ano.
- Destaque do Mês: Uma outra maneira para incentivar os alunos a usarem o computador de forma adequada e fazerem as atividades propostas é o "ALUNO(A) DESTAQUE DO MÊS". Esse destaque do mês são os alunos que mais se destacaram nas aulas de informática no laboratório. Aquele que mais se destacar tire uma foto e coloque como “Aluno(a) Destaque do Mês / Turma", mas para isso tem algumas regrinhas como: Ser organizado, participativo, caprichoso, prestativo, interessado, educado, comportado, fazer as atividades e quando necessário ajudar a professora e os colegas.
Isso incentiva o aluno a produzir cada vez mais e melhor! Eles irão adorar! Depois imprima e dê a foto de lembrança para ele/ela.
Silvia.M.D.Almeida
Gov. Valadares, MG, Brasil

Nenhum comentário: