Um dos desafios com o qual nos deparamos em todos os níveis de ensino é o de promover um trabalho significativo com pesquisa entre os nossos alunos. Independente dos recursos utilizados, a grande questão é contribuir para que realmente todos consigam transformar informação em conhecimento.
Atualmente temos algumas estratégias interessantes, como por exemplo o trabalho com WebQuests e Webgincanas e também a proposta de projetos de aprendizagem em que o roteiro da pesquisa parte de questões que surgem dos próprios alunos.
Ainda que seja comum que o professor selecione os sites que os alunos deverão consultar ao desenvolver projetos com WebQuests ou Webgincanas, também é possível construir essa etapa do trabalho em parceria com os alunos, até mesmo transformando um projeto de aprendizagem em uma publicação sistematizada no formato de WebQuest.
De qualquer modo, quando o professor opta por trabalhar com as possibilidades de pesquisa com os alunos, inclusive o uso de buscadores, há necessidade de trabalhar e refletir sobre o uso destes recursos. O manual do Yahoo Busca Educação, apresenta orientações importantes e traz sugestões que certamente contribuirão com a aprendizagem dos alunos.
Além da necessidade de vencer os desafios iniciais do trabalho com pesquisa na escola, uma outra dificuldade é o acompanhamento desse processo, visto que geralmente cada aluno caminha em um ritmo diferente. Assim, é importante promover espaços durante o próprio processo de aprendizagem, para que os alunos compartilhem suas descobertas, discutam suas hipóteses e reflexões e também para que o professor tenha melhores condições de mediar esse processo.
Uma alternativa é o uso de um grupo de discussão para o acompanhamento de um projeto colaborativo e também para que os alunos socializem suas produções e descobertas desde o início de cada projeto.
O Yahoo possui um recurso ótimo e simples de ser utilizado, disponivel em: http://br.groups.yahoo.com/. Qualquer educador pode criar gratuitamente uma lista de discussão para facilitar a colaboração entre os seus educandos.
Para isso é necessário realizar um cadastro que dará direito a uma ID Yahoo e uma senha, sendo que o mesmo deverá ser feito pelos alunos participantes.
Dentre os recursos que poderão ser utilizados, cabe destacar:
• Arquivos: espaço que permite a criação de pastas e disponibilização de produções em diversos formatos (.doc, xls, ppt, mpeg) por todos os participantes do grupo.
• Fotos: Espaço que permite a publicação de imagens organizadas em pastas, pelos alunos. Também é possível publicar várias imagens por vez
• Links: Semelhante ao recurso de arquivos e fotos, só que nesse caso permite a socialização dos sites utilizados pelos alunos para a pesquisa. Logo quando os alunos descobrem sites que contribuirão com seus projetos, já poderão adicionar ao diretório do grupo, o que permitirá que todos tenham idéia sobre o que foi encontrado.
• Enquetes: Os participantes poderão criar pesquisas de opinião e já contar com os resultados tabulados. Esse recurso pode interessar dependendo do projeto desenvolvido, uma vez que pesquisa não se resume apenas a busca por sites ou livros.
• Agenda: O professor pode aproveitar esse recurso para registrar o cronograma do projeto e as principais tarefas combinadas com os alunos.
• Bate-papo: Esse recurso de chat pode interessar principalmente se o projeto for desenvolvido entre alunos de diferentes localidades
• Troca de e-mails: os alunos poderão enviar mensagens para um único e-mail e todos os participantes receberão, sem precisar acessar o grupo. Ex: se o endereço do grupo criado for: http://br.groups.yahoo.com/group/grupoX ao enviar uma mensagem para grupoX@yahoogrupos.com.br todos os usuários cadastrados receberão.
Ao criar um grupo no Yahoo, tal como o da Vivência Pedagógica, os participantes ganharão uma página própria com todos os recursos acima listados. O professor também terá como saber o que foi postado e qual aluno que contribuiu, pois o nome dos autores sempre aparece ao lado, facilitando o acompanhamento.
Para que os participantes atuem de modo realmente colaborativo, ou seja, não apenas o criador do grupo ou moderador fique responsável por tudo, será necessário apenas configurar para que todos possam acrescentar suas contribuições. Após a criação e configuração a tarefa será utilizar estratégias para promover a interação do grupo e também mediar o processo de aprendizagem para que todos avancem significativamente.
Possibilidades pedagógicas e recursos técnicos gratuitos nós já sabemos que não é dificil encontrar. Como utilizá-los é o nosso grande desafio, por isso se queremos promover uma aprendizagem mais autônoma e descentralizada da figura do educador é importante que também criemos espaços que possibilitem construções colaborativas sempre refletindo sobre que aspectos de nossa prática podem contribuir para o fortalecimento dessas redes de aprendizagem.
Fonte:http://www.vivenciapedagogica.com.br/pesquisa_colaborativa_em_rede.html em 30/06/2010
www.vivenciapedagogica.com.br – Comunidade sobre tecnologia educacional, com dicas, relatos de experiências e espaço para comentários e discussões entre os participantes. Há também link para a lista de discussão dessa comunidade que atualmente conta com quase 350 participantes. É um espaço para educadores compartilharem experiências relacionadas à educação e projetos pedagógicos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário