Planeje, execute e avalie uma atividade dentro dos conteúdos que você está trabalhando neste momento em sua sala de aula, usando o computador como recurso didático.
1. TIPO DE PROPOSTA
Enfatizar diretamente a aprendizagem dos alunos.
2. TÍTULO
Produzindo HQs.
3. IDENTIFICAÇÃO
Sirlei Trespach de Souza, professora multiplicadora no NTE/RLN-Osório.
4. PARCERIA
Professores, classe de alunos.
5. JUSTIFICATIVA
Cotidianamente presente à vida moderna está o computador, a possibilidade de usá-lo como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem se amplia continuamente. Seu efetivo na escola ainda não é satisfatório. Entre as muitas causas está o apego aos métodos tradicionais de ensino e o não engajamento do professor ao processo de integração telemática às práticas pedagógicas.
É necessário aproveitar melhor o potencial do computador, modificando as formas de aprender, reforçando o papel do aluno como agente de sua aprendizagem.
Sabendo que ainda é um desafio fazer com que o professor se aproprie das tecnologias no seu cotidiano, pretendo fazer uso do computador e câmera digital para explorar de forma interdisciplinar a criatividade do professor e do aluno. Possibilitando que o aluno seja sujeito de sua própria aprendizagem.
Com o estudo sobre HQs e sabendo que são Arte e Literatura convidei a professora da disciplina de Artes para realizar atividade com uma turma de alunos da sua classe.
6. OBJETIVOS
· Possibilitar a produção de um audiovisual;
· Dinamizar, incentivar e orientar a utilização de HQs;
· Criar condições iniciais para a classe de alunos utilizarem o laboratório de informática;
· Utilizar intencionalmente os elementos visuais e as suas interações para o enriquecimento da expressão e da recepção de mensagens visuais;
· Participar com empenho e competência nas tarefas do grupo, assumindo os seus saberes, opiniões e valores perante os outros, com sentido crítico;
· Proporcionar ao aluno uma aula mais prazerosa.
7. DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES
· A construção de HQs (Histórias em Quadrinhos) será desenvolvida com classe de 7ª série turma 72 constituída de 22 alunos.
· Freqüência semanal até o término da proposta.
· No primeiro momento (primeira aula) trabalhar com textos sobre a prevenção do meio ambiente, em especial a água. Estes textos informarão ao aluno as condições do uso indiscriminado da água potável bem como a poluição de rios, lagoas, mares causados pelo homem, conscientizando o aluno da necessidade de economizar hoje para não faltar no futuro.
· No segundo momento (segunda aula) os alunos vão para o laboratório conhecer e exercitar o programa HQ, com os recursos do programa simulam histórias em quadrinhos para ganharem familiaridade com a máquina.
· Terceiro momento, em sala de aula, os alunos criam seus desenhos variados motivados pelos textos estudados.
· Os desenhos são recolhidos para serem fotografados com máquina digital, após vão para uma pasta nos computadores onde os alunos vão construir as histórias.
· Em duplas os alunos resgatam as figuras para dar vida as HQs, as histórias podem ser mudas, com balões, onomatopéias, fica a critério da criatividade de cada dupla. Esta etapa necessita de mais ou menos três a quatro hora aula.
· Finalmente com a história pronta o aluno salva como documento para publicar na Internet, pode ainda imprimir e criar um pequeno livro de HQ.
· Em seguida, num quarto momento, os alunos criarão pequenos lembretes sobre prevenção do meio ambiente e cuidados com a economia da água que serão distribuídos no “Dia da conscientização” que será realizado na escola.
· Faz parte de uma etapa final, como encerramento a editoração das histórias em quadrinhos com o objetivo de documentar a produção textual e artística do projeto na íntegra.
8. AVALIAÇÃO
Ao término do trabalho será observado o seguinte:
· O potencial imaginativo e criativo dos alunos;
· Organização do pensamento na seqüência lógica dentro das estruturas dos HagáQuês;
· Cuidado no acabamento e organização dos desenhos que formam a história;
· Desempenho participação e responsabilidade em todos os momentos do projeto.