setembro 13, 2006

VOCÊ SABE PESQUISAR?

Como fazer uma boa pesquisa:
A primeira coisa que você deve escolher é o seu objeto de estudo, isto é, saber sobre o que você quer pesquisar. Lembre-se que existem milhões de lugares que poderão oferecer informações de qualidade, além da internet, bibliotecas, revistas, jornais, CDs interativos, entre outros.
Uma pesquisa completa, exige abordar o mesmo tema de diversos aspectos. Para que isso ocorra, você deve buscar informações em diversas fontes confiáveis, como jornais, revistas, livros, entre outros. É muito importante que todos as informações coletadas sejam lidas com atenção. Você não precisa se apropriar de tudo o que leu. Aliás, você deve selecionar somente aquilo que achar relevante e interessante para seu trabalho. Depois, você deve escrever um texto próprio, baseado naquilo que você entendeu e qual sua opinião sobre o assunto.
Você não deve copiar os textos!!. Chamamos essa cópia de "PLÁGIO" e muitos textos na Internet são protegidos pelas leis de Direitos Autorais. Você deve aproveitar essa oportunidade para se expressar e mostrar a outras pessoas seu ponto de vista e seu conhecimento.
Lembre-se que um bom texto sempre começará por uma introdução (com poucas linhas) expondo o tema de forma geral. Depois deve vir a tese, (que será o lado com o qual você concorda) que deverá ser maior que a introdução. Após a tese, virá a antítese, (o outro lado da tese, ou seja, a parte com a qual você não concorda, mas que mesmo assim continua existindo) que deverá ter mais ou menos o mesmo número de linhas da tese. E finalmente, a conclusão, que é um fechamento da sua pesquisa e o final do seu texto, e deve ter mais ou menos o mesmo número de linhas da sua introdução.As imagens também fazem parte da coleta de dados e são parte importante de uma pesquisa multimídia. Você mesmo pode fazer seus desenhos sobre o tema da atividade ou procurar imagens com boa visualização que se enquadrem no seu tema. Você também pode anexar animações!

Nenhum comentário: