outubro 02, 2005

Histórias no HagáQuê

UTILIZANDO O COMPUTADOR NA ESCOLA MILTON PACHECO

Cotidianamente presente à vida moderna está o computador, a possibilidade de usá-lo como ferramenta de apoio ao processo de aprendizagem se amplia continuamente. Seu uso efetivo na escola ainda é aquém do que poderia se configurar como uma contribuição satisfatória. Entre as muitas causas está o apego aos métodos tradicionais de ensino e o não engajamento do professor ao processo de integração telemática às práticas pedagógicas.
É necessário aproveitar melhor o potencial do computador, modificando as formas de aprender, reforçando o papel do aluno como agente de sua aprendizagem. Sabendo que ainda é um verdadeiro desafio fazer com que o professor se aproprie das tecnologias no seu cotidiano, ainda assim alguns professores procuram fazer uso da informática para explorar de forma criativa e interdisciplinar os conteúdos curriculares que devem ser aprendidos pelos alunos, possibilitando que o aluno seja sujeito de sua própria aprendizagem.
Foi o que aconteceu na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Milton Pacheco. Em parceria com o NTE/RLN (Núcleo de Tecnologia Educacional da Região Litoral Norte) a professora de Artes Francisca Lorena Lisboa fez uso do Laboratório monitorada pela Professora Multiplicadora do NTE Sirlei Trespach de Souza. Com base em estudos sobre Histórias em Quadrinhos e sabendo da sua importância como Arte e Literatura as professoras desenvolveram o projeto. Os objetivos foram:
1. Oferecer oportunidade de criar histórias em quadrinhos;
2. Dinamizar, incentivar e orientar a utilização de Histórias em Quadrinhos; 3. Criar condições iniciais para a classe de alunos utilizar o laboratório de informática; 4. Utilizar intencionalmente os elementos visuais e as suas interações para o enriquecimento da expressão e da recepção de mensagens visuais;
5. Oportunizar trabalhos em grupo, onde o aluno possa participar com empenho e competência nas tarefas, assumindo os seus saberes, opiniões e valores perante os outros, com sentido crítico;
6. Proporcionar ao aluno uma aula mais prazerosa.
No Laboratório, utilizando o programa Hagáquê, a turma 72 criou suas histórias a partir de tema trabalhado em sala de aula que foi "Preservação e uso adequado da água e do meio ambiente". Criaram panfletos para distribuir, em data posterior na escola, em um dia de conscientização da preservação da natureza e da água. Brincar faz parte do processo de desenvolvimento da criança. Brincando ela não apenas se diverte, mas recria e interpreta o mundo em que vive, se relaciona com este mundo. Brincando a criança aprende, além de exercitar a criatividade, constrói o hábito da leitura, pois com essa prática está realizando a leitura de imagens, tão importante quanto a leitura de frases e textos. Assim, utilizando o programa HagáQuê os alunos criaram suas histórias, exploraram seu potencial criativo e assumiram o papel de construir a sua própria aprendizagem. Professora Sirlei Trespach de Souza
NTE/RLN Osório/RS

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