junho 27, 2014

ALUNOS CRUSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE


 Como fazer a “Introdução” de um trabalho

• Apresentar o assunto ou assuntos do trabalho.

• Especificar quais são os objetivos do trabalho.

• Mencionar como está organizado o trabalho (em X partes ou capítulos).

• Especificar o que é abordado em cada um dos capítulos ou partes.

• Referir qual a metodologia utilizada no trabalho (pesquisa bibliográfica e na internet, entrevista, levantamento estatístico, recolha oral).

 EXEMPLO de “introdução”

O presente trabalho é sobre… (dizer qual é o assunto), mais concretamente… (referir um breve apanhado dos subtemas tratados nos vários capítulos). É objetivo/ são objetivos desde trabalho… (especificar quais são os objetivos do trabalho). Está organizado em X partes/ capítulos. Na parte 1/capítulo 1, será abordado… (especificar o assunto). Na parte 2/ capítulo 2 optamos por abordar… (especificar o assunto) e assim sucessivamente. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com algumas entrevistas… (ou outra, especificar qual foi).

Como fazer a “Conclusão” de um trabalho

• Fazer um breve resumo do trabalho.

• Referir qual foi a grande conclusão do trabalho.

• Referir se concretizaram ou não todos os objetivos ou se não foi possível concretizar algum deles e explicar porquê.

• Referir a importância que o trabalho tem para ti, para o conhecimento ou aprofundamento do tema, para o teu crescimento pessoal.

Exemplo de “conclusão”

 Neste trabalho abordamos o assunto… (fazer um breve resumo do trabalho) e concluímos que… (referir qual foi a grande conclusão do trabalho). Cumprimos todos os objetivos que nos tínhamos proposto/ só cumprimos alguns dos objetivos enunciados, devido…, uma vez que/ porque… explicar que cumpriram todos os objetivos previstos, ou se não, explicar porquê). Este trabalho foi muito importante para o meu/ nosso conhecimento/ a compreensão/ o aprofundamento deste tema, pois/ uma vez que/ visto que/ porque permitiu-nos ficar a conhecer melhor/ compreender melhor…além de ter-nos permitido desenvolver/ aperfeiçoar competências de investigação, seleção, organização e comunicação da informação.