novembro 29, 2013

Como postar vídeo no youtube

Diário de Bordo


 

 COMO SE FAZ UM DIÁRIO DE BORDO

O diário de bordo é um meio de os estudante registrarem as suas atividades, reflexões, comentários sobre o modo como o trabalho que desenvolveu-se em grupo ou individualmente se processou. É uma forma privilegiada de o seu autor descrever e refletir sobre os problemas que vão surgindo, os obstáculos que decorrem do desenvolvimento do trabalho e da forma de os superar. O registro escrito permite criar o hábito de pensar as práticas, de se pensar a própria aprendizagem.

O que se registra no diário de bordo?

Sendo o diário de bordo o relato de uma atividade, de uma sessão de trabalho, pode-se afirmar que é um instrumento de registro diário (daí a sua designação!). Deves anotar o local onde decorreu a atividade, a data, a hora do início e fim da tarefa, descrever o que fez individualmente ou em grupo. O registro tem de terminar com uma avaliação, uma reflexão sobre o modo como decorreu a tarefa, o seu efeito no processo de trabalho, as consequências futuras, etc.

Se, por exemplo, for fazer uma consulta à biblioteca registre: o local, dia, hora, o livro (ou outro material) que consultou, o resultado da pesquisa e a forma de registro. Termine a entrada no diário de bordo com o balanço da tarefa dando uma reflexão crítica.

Para se fazer um registro não é necessário que a atividade seja bem-sucedida: por exemplo, dirige a uma instituição para recolher material e não consegue: deve fazer este registro e escrever as suas conclusões sobre o sucedido. No diário de bordo pode também registrar as questões que quer colocar ao seu professor, reflexões sobre a forma como o seu grupo está trabalhando. Podem ser dadas indicações adicionais no contexto da sua turma, do projeto que está a desenvolver.

Não há um formulário específico para fazer o registro. Deve usar, contudo, um formulário simples que lhe ajudará a organizar o diário de bordo que irá fazer parte integrante do seu portfólio. (1)

Vantagens do diário de bordo

As vantagens do diário de bordo são várias, o que justifica a sua utilização por muitos professores de outras disciplinas. Vamos apenas referir algumas delas:

§ documentas o seu trabalho: o diário de bordo é um dos testemunhos das atividades que desenvolve;

§ organiza as suas reflexões pessoais sobre as iniciativas, sobre o seu trabalho;

§ ajuda-lhe a fazer a auto-avaliação ao longo do desenvolvimento do projeto;

§ promove hábitos de reflexão crítica e de escrita;

§ dá ao professor uma perspectiva do trabalho que desenvolve, da sua aprendizagem, torna-o um bom instrumento de avaliação.

Um bom registro

Pode-se perguntar: o que é um bom registro de um diário de bordo? É o registro que:

§ faz uma descrição rigorosa da atividade;

§ respeita as referências requeridas: dia, hora, local, recursos;

§ centra a descrição nos seus aspectos essenciais;

§ inclui uma reflexão crítica e comentários significativos.

É importante a apresentação e a forma como está redigido. O cumprimento de prazos e o número de entradas são fatores de valorização.

MONTEIRO, Manuela Matos. (2007). Área de Projecto - Guia do Aluno - 12º ano, Porto: Porto Editora

Slides


Escola Estadual de Ensino Médio Ildefonso Simões Lopes

Professora: Sirlei

2013

A comunicação feita por slides

 
Como aprimorar o uso de recursos multimidiáticos em apresentações

Maria Helena de Nóbrega

 
Falar em público não é mais uma atividade restrita a grupos específicos de profissionais. Além de professores e advogados muitas outras categorias veem-se obrigadas a vencer a fobia social e encarar apresentações para grupos grandes ou pequenos. Seja para demonstrar os resultados dos negócios, seja para justificar mudanças na estratégia empresarial, poucos escapam da situação de ter de se expor publicamente. Até os estudantes de graduação têm de fazer a apresentação oral do trabalho de conclusão de curso e enfrentar a arguição dos avaliadores.

A apreensão natural decorrente dessas atividades agrava-se pela obrigatoriedade bastante generalizada de que algum recurso visual deva ser utilizado. Dentre as várias opções - quadro branco, blocos de papel (flip chart), projetor de slides, projetor de vídeo, retroprojetor -, o projetor multimídia tem se destacado. Por ser um sistema que permite demonstrar informações na tela na forma de texto, imagens, sons, vídeos e animações, muitos auditórios e salas de reunião já possuem esse equipamento instalado.

A funcionalidade desse recurso é fácil de ser reconhecida, pois os programas de computador disponíveis no mercado são autoexplicativos e orientam o usuário sobre como criar as telas. O problema decorre da má utilização dos numerosos recursos gráficos, ferramentas de formatação, cores, sons e animação. Usados em excesso, esses visuais podem confundir o público, em vez de auxiliá-lo na apreensão da mensagem.    

Portanto, telas com textos longos, lidos pelo apresentador, exemplificam mau uso da ferramenta. Visuais que distraem a atenção do público devem ser dispensados. Em suma, se o elemento visual cria rivalidade com a fala do orador, rouba-lhe a cena, não se harmoniza com o conteúdo da fala, é melhor que ele não participe do evento.

Para fazer do multimídia um aliado poderoso, é preciso analisar como ocorre o processo de recepção da mensagem. A produção de efeitos adequados ao conteúdo da mensagem é, afinal, condição para que a tecnologia visual facilite a exposição e compreensão do tema, contribuindo de forma decisiva para a dinâmica da apresentação.

O fato indiscutível é que as telas, sozinhas, não garantem boas apresentações. Recursos tecnológicos bem utilizados precisam, sobretudo, somar-se à linguagem corporal natural e elegante, bem como ao estilo marcante do orador. No somatório desses elementos, no carisma e na credibilidade de quem fala é que se encontra o sucesso da apresentação.

Maria Helena da Nóbrega é professora de língua portuguesa na USP, autora de Estratégias de comunicação em grupo (Atlas, 2007).

 A ferramenta ideal

Em primeiro lugar, seria interessante considerar em que tipo de apresentação o multimídia é útil e, se for mesmo necessário, como fazer uso produtivo dele. Por exemplo: se a apresentação é sobre todas as peças que compõem um avião, sua utilidade é ampla: pela dificuldade de levar o avião ao local, montá-lo e desmontá-lo na frente do público, podem-se projetar imagens das peças, uma a uma, com a consequente montagem do aparelho. Tudo isso pode ser acompanhado de música, de forma a diluir o tédio das explicações por vezes excessivamente técnicas. Como a desmontagem e montagem já estão prontas nas imagens, o recurso permite considerável economia de tempo, precisão e facilidade na explanação. Para mostrar imagens, portanto, o multimídia é de grande valia. Além de fotos, podem-se projetar vídeos, com o enriquecimento do sistema de som. O recurso audiovisual sem dúvida acrescenta dinâmica à apresentação, seduz os ouvintes e auxilia a assimilação da mensagem.

A linguagem verbal

Há muitas situações em que o multimídia é usado para projetar só elementos da linguagem verbal. A composição da mensagem na tela produz efeitos de sentido diferentes dependendo dos recursos que a compõem. Deve-se pensar em tudo: no tipo e tamanho de letra, na diagramação, nas cores, nos efeitos de animação, no tempo da leitura das informações. A soma desses elementos é que torna a tela palatável ou não para o público.

Os tipos recomendados de letra são Verdana, Arial, Calibri. O melhor é evitar a Times New Roman, tão usada para impressos, pois pertence ao grupo das chamadas letras serifadas, próprias para impressão. Tudo tem de ser avaliado em função da projeção, ou seja, o que é mais fácil de ler na tela, sobretudo para pessoas mais distantes dela. Sugere-se tamanho da letra de 28 a 32 no texto e, para o título, acima de 40. Mas a disposição das letras deve parecer sedutora na tela. Além de organizar as linhas, ajuda na visualização usar a parte de cima da tela e, sem sobrecarregar o slide, manter espaçamento entre informações. Antes mesmo de ler, a sensação sobre o desenho da tela invade os sentidos de quem a vê: se a tela tiver excesso de palavras, "entra" de forma pesada nos olhos, sobrecarrega-os de informações das quais a pessoa quer logo livrar-se.

Desnecessário dizer que telas com texto exigem revisão gramatical criteriosa. Se contiverem erros, isso será avaliado de forma negativa: revela que o autor desconhece a linguagem padrão ou não dedicou tempo necessário para a edição do texto. Convém não abusar da benevolência do público!

Slide sem excesso de informação

A falta de sedução para a leitura das telas também ocorre quando há excesso de informação. Nesse sentido, é produtiva a comparação entre a tela projetada e o outdoor. Em ambos os casos, a informação deve ser transmitida de forma extremamente rápida, de 5 a 8 segundos. Mais do que isso, a leitura da tela deixa de ser coadjuvante e impede que o ouvinte preste atenção no orador.

Assim, fica claro que a tela deve conter poucas palavras e poucas linhas: 7 por 7 é uma boa conta! No máximo, recomendam-se em torno de 7 palavras por linha e 7 linhas por tela.

Trabalha-se, portanto, com tópicos, que serão esclarecidos pela exposição do orador.

Raramente há justificativa para colocar raciocínios completos na tela, afinal, se a tela explica tudo, o apresentador está dispensado. Melhor ainda: se a tela contém todas as informações que são meramente lidas pelo orador, é conveniente cancelar a apresentação e enviá-la por e-mail aos participantes, para que eles leiam o texto sossegadamente onde e quando quiserem.

Do exposto, conclui-se que escanear a página de um livro, projetá-la e lê-la são inadequações que podem abalar a usual indulgência
dos ouvintes.

O tipo e tamanho da letra, bem como a diagramação, diferem substancialmente na produção de um texto que se prestará à leitura ou à projeção. Por exemplo: o título nos textos impressos normalmente é grafado em CAIXA ALTA e negrito. Embora seja possível manter o negrito para informações projetadas, a leitura fica mais nítida quando se usa só a inicial de cada palavra do título em letra maiúscula: "Como Fazer Apresentações em Eventos Acadêmicos e Empresariais".

A sofisticação das telas

CORES - As cores contribuem para a sedução. Mas é preciso usá-las com parcimônia. Recorrer à grande número delas surtiria um efeito carnavalesco. Para apresentações sóbrias, como as profissionais e acadêmicas, sugerem-se três cores no máximo, harmoniosas e usadas para destacar, contrastar ou agrupar dados. Pode-se selecionar primeiramente a cor de fundo e depois uma cor de letras que gere contraste atraente. Padronizam-se as telas, criando coesão informacional. Fundo claro com letras escuras torna a leitura mais legível e menos cansativa.

RECURSOS DE ANIMAÇÃO - São bem variados nos programas de computador. Podem inserir efeitos que façam cada informação entrar girando, piscando, aumentando, diminuindo, pela esquerda ou direita, por cima e mais o que a criatividade do usuário ousar. Mas, em excesso, surtem efeito espalhafatoso: em vez de enriquecer a apresentação, distraem a atenção do público, dispersam, roubam o espaço do apresentador e afastam o ouvinte do tema da apresentação.

LUZ DE PROJEÇÃO - O orador não deve entrar na luz de projeção. Isso atrapalha a visualização das telas. A luz é para a projeção das telas, não para o apresentador. A figura dele projetada na tela, sobrepondo-se ao texto, cria resultado ruim, diferente do efeito de sentido que a clareza da apresentação pressupõe. É por isso que a localização ideal da tela é lateral ou acima do orador, para que ele possa estar no centro e não atrapalhar a projeção. Na falta dessa disposição, cabe ao orador improvisar a movimentação, sem projetar a própria sombra na tela.