junho 30, 2010

A IMPORTÂNCIA DA COLABORAÇÃO EM REDE

Temos na Internet uma grande fonte de informações. Isso nos anima e ao mesmo tempo nos traz novos conflitos. Ficamos animados com a possibilidade de digitar uma palavra-chave e recebermos inúmeras referências sobre um assunto, no entanto, entramos em conflito quando temos uma questão sobre um fato cotidiano e não sabemos como encontrar a resposta na infinidade de sites com os quais nos deparamos.
O mesmo ocorreria se tivéssemos a melhor biblioteca do mundo a nossa disposição. Buscar informação não é o mesmo que conhecer; somos nós (o sujeito) que a transformamos e não fazemos isso sozinhos. Dependemos da interação com o(s) outro(s) e para que ela ocorra, usamos as nossas habilidades de comunicação. Caso contrário, não iríamos à escola e não discutiríamos nossas leituras com ninguém.
Antes da invenção da imprensa e muito antes do registro do homem nas cavernas ou nas pedras o homem já aprendia com os outros. A própria linguagem foi desenvolvida dessa forma; foi assim que aprendemos a falar.
Embora interações estejam presentes em nosso dia-a-dia, há necessidade de ampliarmos nossa rede de relações e reconhecermos que aprender com o(s) outro(s) deve fazer parte de nossa formação continuada. A Internet possui vários espaços para formação e ampliação dessas redes de aprendizagem; nunca é tarde para aprendermos mais sobre estas possibilidades e buscarmos o espaço que consideramos mais adequado as nossas necessidades.
Quando se inicia um trabalho em educação através das chamadas TICs, são comuns as perguntas: “Por onde começamos?”; “Pelos aplicativos?”; “Por quais deles?”; “Pelos sites da Internet ?”; “Pelas partes do computador?”
Após trabalhar, nesta área, com professores e alunos, chegamos à conclusão de que, se queremos promover a autonomia, devemos iniciar a formação em tecnologia pelo acesso às ferramentas de comunicação. Além disso, criar uma comunidade de aprendizagem para que o grupo tenha condições de continuar aprendendo pela troca de e-mails e/ou outros serviços de comunicação. Ao saber enviar e receber um e-mail para um determinado grupo de pessoas, já temos como garantir que todo o restante de nossos objetivos seja cumprido: já é possível que cada um busque o seu próprio conhecimento aprendendo uns com os outros, utilizando o potencial da Internet.
É esperado que um professor saiba como contribuir com outro na busca de soluções de desafios, uma vez que ele, por compartilhar de situações semelhantes, também tem condições de refletir sobre um mesmo conflito. Quem é que não se lembra de uma situação específica de trabalho que compartilhou com outro colega e que, graças à interação, conseguiu se sair bem?
Em suma, o uso das ferramentas de comunicação da Internet pode se constituir em um importante recurso de formação continuada para o educador, sendo um passo importante para que ele saiba como buscar o conhecimento de que precisa e no momento em que precisa.

AUTORES
Mary Grace Martins é pedagoga pela faculdade de educação da USP, atua na área de formação de professores para uso da tecnologia e ensino à distância. É consultora pedagógica do Instituto Crescer para a Cidadania e também da Microsoft Educação. Responsável pela edição do site Vivência Pedagógica e pelo espaço de interação com os participantes, nessa comunidade. Além disso, atua em diversas listas de discussão para educadores, disponíveis na Internet.
http://www.vivenciapedagogica.com.br/
Gostei muito do que li neste site, e dando os créditos à autora citada a cima, resolvi compartilhar com quem vier a ler aqui no meu Blog. Tem muito conhecimento e experiências postado!!!
PESQUISA COLABORATIVA NA REDE

Um dos desafios com o qual nos deparamos em todos os níveis de ensino é o de promover um trabalho significativo com pesquisa entre os nossos alunos. Independente dos recursos utilizados, a grande questão é contribuir para que realmente todos consigam transformar informação em conhecimento.
Atualmente temos algumas estratégias interessantes, como por exemplo o trabalho com WebQuests e Webgincanas e também a proposta de projetos de aprendizagem em que o roteiro da pesquisa parte de questões que surgem dos próprios alunos.
Ainda que seja comum que o professor selecione os sites que os alunos deverão consultar ao desenvolver projetos com WebQuests ou Webgincanas, também é possível construir essa etapa do trabalho em parceria com os alunos, até mesmo transformando um projeto de aprendizagem em uma publicação sistematizada no formato de WebQuest.
De qualquer modo, quando o professor opta por trabalhar com as possibilidades de pesquisa com os alunos, inclusive o uso de buscadores, há necessidade de trabalhar e refletir sobre o uso destes recursos. O manual do Yahoo Busca Educação, apresenta orientações importantes e traz sugestões que certamente contribuirão com a aprendizagem dos alunos.
Além da necessidade de vencer os desafios iniciais do trabalho com pesquisa na escola, uma outra dificuldade é o acompanhamento desse processo, visto que geralmente cada aluno caminha em um ritmo diferente. Assim, é importante promover espaços durante o próprio processo de aprendizagem, para que os alunos compartilhem suas descobertas, discutam suas hipóteses e reflexões e também para que o professor tenha melhores condições de mediar esse processo.
Uma alternativa é o uso de um grupo de discussão para o acompanhamento de um projeto colaborativo e também para que os alunos socializem suas produções e descobertas desde o início de cada projeto.
O Yahoo possui um recurso ótimo e simples de ser utilizado, disponivel em: http://br.groups.yahoo.com/. Qualquer educador pode criar gratuitamente uma lista de discussão para facilitar a colaboração entre os seus educandos.
Para isso é necessário realizar um cadastro que dará direito a uma ID Yahoo e uma senha, sendo que o mesmo deverá ser feito pelos alunos participantes.
Dentre os recursos que poderão ser utilizados, cabe destacar:
• Arquivos: espaço que permite a criação de pastas e disponibilização de produções em diversos formatos (.doc, xls, ppt, mpeg) por todos os participantes do grupo.
• Fotos: Espaço que permite a publicação de imagens organizadas em pastas, pelos alunos. Também é possível publicar várias imagens por vez
• Links: Semelhante ao recurso de arquivos e fotos, só que nesse caso permite a socialização dos sites utilizados pelos alunos para a pesquisa. Logo quando os alunos descobrem sites que contribuirão com seus projetos, já poderão adicionar ao diretório do grupo, o que permitirá que todos tenham idéia sobre o que foi encontrado.
• Enquetes: Os participantes poderão criar pesquisas de opinião e já contar com os resultados tabulados. Esse recurso pode interessar dependendo do projeto desenvolvido, uma vez que pesquisa não se resume apenas a busca por sites ou livros.
• Agenda: O professor pode aproveitar esse recurso para registrar o cronograma do projeto e as principais tarefas combinadas com os alunos.
• Bate-papo: Esse recurso de chat pode interessar principalmente se o projeto for desenvolvido entre alunos de diferentes localidades
• Troca de e-mails: os alunos poderão enviar mensagens para um único e-mail e todos os participantes receberão, sem precisar acessar o grupo. Ex: se o endereço do grupo criado for: http://br.groups.yahoo.com/group/grupoX ao enviar uma mensagem para grupoX@yahoogrupos.com.br todos os usuários cadastrados receberão.
Ao criar um grupo no Yahoo, tal como o da Vivência Pedagógica, os participantes ganharão uma página própria com todos os recursos acima listados. O professor também terá como saber o que foi postado e qual aluno que contribuiu, pois o nome dos autores sempre aparece ao lado, facilitando o acompanhamento.
Para que os participantes atuem de modo realmente colaborativo, ou seja, não apenas o criador do grupo ou moderador fique responsável por tudo, será necessário apenas configurar para que todos possam acrescentar suas contribuições. Após a criação e configuração a tarefa será utilizar estratégias para promover a interação do grupo e também mediar o processo de aprendizagem para que todos avancem significativamente.
Possibilidades pedagógicas e recursos técnicos gratuitos nós já sabemos que não é dificil encontrar. Como utilizá-los é o nosso grande desafio, por isso se queremos promover uma aprendizagem mais autônoma e descentralizada da figura do educador é importante que também criemos espaços que possibilitem construções colaborativas sempre refletindo sobre que aspectos de nossa prática podem contribuir para o fortalecimento dessas redes de aprendizagem.
Fonte:http://www.vivenciapedagogica.com.br/pesquisa_colaborativa_em_rede.html em 30/06/2010

www.vivenciapedagogica.com.br – Comunidade sobre tecnologia educacional, com dicas, relatos de experiências e espaço para comentários e discussões entre os participantes. Há também link para a lista de discussão dessa comunidade que atualmente conta com quase 350 participantes. É um espaço para educadores compartilharem experiências relacionadas à educação e projetos pedagógicos.